História do Empório Cosmopolita

O ano era 2015, o mercado de alimentos e bebidas gourmet não parava de crescer. A ascensão de uma pujante classe média ávida pelo consumo de serviços e produtos de alta qualidade fez com que o empreendedor Thiago Barbosa visualizasse uma oportunidade de negócio num município de pequeno porte. Nasce o Empório Cosmopolita na cidade de Altamira, no estado do Pará.
A ideia original do negócio era comercializar produtos gourmet via comércio eletrônico. Após pesquisas de campo, constatou-se que esse tipo de produtos precisavam ser vistos, tocados e provados pelo consumidor local.
 
Em dezembro de 2015 foi inaugurada a loja. No decorrer dos meses, a demanda por um local agradável e atendimento personalizado foi aumentando, permitindo a criação de um espaço para cafeteria dentro do estabelecimento em 2016.
Em 2017, o Empório Cosmopolita iniciou as operações de um pequeno Bistrô, servindo jantares durante dois dias na semana com foco numa gastronomia diferenciada e com ampla carta de vinhos finos e cervejas especiais.

 

Esta iniciativa forneceu o conhecimento necessário para o que seria o espaço destinado ao restaurante. Em 2019, houve uma reestruturação dos processos e reforma do espaço, aglutinando restaurante, cafeteria, mercearia gourmet e adega num único estabelecimento. Passou-se a servir almoço e jantar de segunda à sábado, além de ter a loja como referência em produtos especializados.

 

Durante a pandemia, o EC adotou medidas para minimizar os efeitos na queda do faturamento. Foram tantos aprendizados que a empresa consolidou-se no mercado e aprimorou seus processos internos, obtendo níveis altos de eficiência.
Devido ao amadurecimento da empresa, padronização dos processos e dos procedimentos, Thiago interessou-se na expansão da empresa mediante o mercado de franquias.

 

Apoiados pelo SEBRAE e após os resultados positivos do estudo de viabilidade para a expansão, foi dado inicio a um meticuloso trabalho para formatação da empresa dirigido ao mercado de franquias, processo pelo qual a companhia espera alavancar suas operações e permitir que outros municípios e empreendedores se beneficiem com este empreendimento.
Linha do Tempo

-  Alguns registros desde a inauguração até os dias atuais.

Satisfação do Cliente

- O que levamos dessa vida são

os  bons momentos.

O que entregamos

- Algumas amostras do que fazemos.